sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Porque é que a filosofia é tão problemática?

Filosofia. Segundo a definição, o homem tem de se libertar do seu senso comum. Mas será isso desejável?

Para saber, compararei a filosofia a uma viagem ao centro da nossa galáxia. A filosofia consiste em ultrapassarmos a superficialidade e irmos à profundidade última das coisas. Isso é como sair ao espaço na direcção do centro da nossa galáxia.

Estou a repetir-m um bocado, por isso avançarei. Quando chegamos à natureza última, às entranhas da realidade, estamos sozinhos. Ninguém nos acompanhou até ao fim do corredor. Ou até à beira do abismo. Ou até à orla do buraco negro.

Até aqui, nada de errado. Até eu aprecio estar sozinho, de vez em quando. Mas ninguém pode viver humanamente sem o convívio com os outros, sem residir no mundo em que eles vivem, que pressupõe a "normalidade" (senso comum). Ora, se fizéssemos como manda a atitude filosófica, acho que estaríamos todos meios "gagás" (ou pior) porque não estaríamos no nosso mundo, na nossa casa que nos é tão familiar e com as pessoas de que tanto gostamos - pelo menos espiritualmente.

Enfim, o que eu quero dizer com isto é o seguinte: filosofar não tem nenhum problema, desde que não se transforme numa viagem sem regresso. Eu quero ter uma vida normal, e acho que quem estiver a ler isto também.

4 comentários:

Anónimo disse...

mt bem... andas mt filosofico pimpas... ;P

Anónimo disse...

credoo!
Filosofia NAO!



Para qem nao gosta das aulas, tás-lhe a dar pimpas!

The Purple Teen Wizard disse...

do k eu nao gosto e de levar com toneladas de trabalhos (portefolios, dicionarios) em cima... de resto as aulas ate sao interessantes...

Unknown disse...

Para mim a Filosofia para além de ter pouco de senso comum, às vezes também tem pouco a ver com a realidade o que é pena.