domingo, 23 de março de 2008

Porquê carneirinhos, e não cavalinhos?

Quero saber qual é a relação entre o acto de contar carneiros e o processo de adormecimento. Acho estranho que contar carneiros seja um método de adormecer. Porque não contar cavalos? Chitas? Caracóis? Galinhas? Grilos? Deve haver qualquer coisa de especial com os carneiros, e eu quero saber o que é.
Suspeito que seja o facto de andarem em grupos, e devagarinho, e serem grandes, de modo que são fáceis de contar. Os cavalos e as galinhas são demasiado rápidos, os caracóis são demasiado lentos (e pequenos) e os grilos são demasiado pequenos.
De qualquer maneira, penso que ha uma relação entre a monotonia da contagem dos carneiros e o adormecimento. Ora, o número de carneiros (que é a resultante da dita contagem) contados aumenta com o tempo. Assim, fazendo esse número, n, em função do tempo t, verifica-se que a função obtida nunca é decrescente, tem patamares. De forma global, é uma função com monotonia crescente, pelo que é fácil de compreender por que é que é tão eficaz a fazer as pessoas adormecer.
Assim sendo, para tornar mais eficaz este método, proponho que o número de carneiros seja dado por uma função exponencial; a monotonia será ainda mais crescente e provocará um sono mais profundo em menos tempo.

1 comentário:

Anónimo disse...

processo de adormecimento + matemática = post de pimpas... :P